Bases de dados online nacionais e internacionais

Para enriquecer ainda mais sua possibilidade de pesquisa, indicamos algumas bases de acesso público e gratuito. As Bases de Dados apresentam referências bibliográficas ou resumos ou texto completo de artigos de periódicos.

ADOLEC
Voltado para os serviços de informação em saúde, organizados e orientados para adolescentes, jovens, educadores interessados no tema no tema, é público e geral. Como parte integrante da Biblioteca Virtual em Saúde para a América Latina e Caribe, a BVS Adolec opera na Internet de modo cooperativo e descentralizado, uma rede de fontes de informação científica e técnica em saúde de adolescentes e jovens. Disponibiliza referências, resumos e texto competo.
Área: Adolescência ; Abrangência: Internacional; Acesso: público
 
BIOÉTICA
Base de dados do Centro da Documentação da Unidade de Bioética da OPAS/OMS.
Conteúdo: Contêm registros bibliográficos com temas bioéticos, ética médica, saúde pública produzidos na região e no resto do um
Área: Bioética; Abrangência: internacional; Acesso: público e gratuito
 
BIREME
Base de dados na área da saúde, medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins.
Conteúdo: Permite acesso a mais de 9.545 textos completos da América Latina e do Caribe, e Links para mais de 100.000 textos de outras coleções referentes a área, bem como resenhas bibliográficas e resumos de artigos e livros publicados pelos Centros de Rede filiados a Clacso.
Área: Saúde; Abrangência: Nacional e Internacional; Acesso: público e gratuito.
 
BVT
As Bibliotecas Virtuais Temáticas referenciais reúnem e organizam informações presentes na internet sobre determinadas áreas do conhecimento. São desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos no ambiente / web.
Conteúdo: Contêm assuntos multidisciplinares presentes no ambiente web. Disponibiliza referências.
Áreas: Multidisciplinar; Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito
 
CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do IBICT.
Coordenado pelo IBICT é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil, com o objetivo de reunir em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico-científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país.
Conteúdo: Inclui dados de publicações seriadas, nacionais e estrangeiras, e suas respectivas coleções que compõem os acervos das bibliotecas. Participantes da rede CCN. Cada registro contém os dados do título, siglas das bibliotecas e os dados de coleções. O CCN também indica o endereço eletrônico das revistas que disponibilizam gratuitamente os artigos em texto completo na Internet. Disponibiliza referências e resumos.
Área: Multidisciplinar; Abrangência: Nacional; Acesso: público.
 
CLACSO
Biblioteca Virtual em Ciências Sociais da América Latina e do Caribe e links para mais de 100.000 textos de outras coleções referentes a área, bem como resenhas bibliográficas e resumos de artigos e livros publicados pelos Centros de redes filiadas a Clacso.
Área: Ciências Sociais; Abrangência: Nacional; Acesso: público e gratuito.
 
CNEN
Tem a mais completa base de dados bibliográfica sobre aplicações pacíficas da ciência e tecnologia nucleares.
Conteúdo: Contem referências e resumos de mais de 3 milhões de registros, sendo a fonte mundial mais completa sobre literatura técnico-científica na área nuclear. 
Área: Ciência e Tecnologia Nuclear; Abrangência: Nacional
Acesso: público e gratuito
 
DESASTRES
É uma base de dados produzida pelo Centro de Documentação de Desastres, do Programa de Preparativos para Situações de Emergência e Coordenação de Socorro para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Conteúdo: Contêm referências bibliográficas resultantes de análises de publicações OPAS ou outras agencias das Nações Unidas, livros ou capítulos de livros, literatura não convencional, como informes técnicos, apresentações de congressos, teses, planos de emergência e artigos científicos extraídos de revistas especializadas e resumos.
Área: Desastres; Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito.
 
DOAJ - Directory of Open Access Jornals
Conteúdo: Por volta de 4.000 periódicos científicos e estrangeiros com texto completo em diversas línguas.
Área: Multidisciplinar; Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito.
 
DOMÍNIO PÚBLICO
Este portal visa promover o amplo acesso as obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Conteúdo: Obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens, vídeos e textos completos).
Área: Multidisciplinar; Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito.
 
EDUBASE - Biblioteca da Faculdade de Educação / UNICAMP
Conteúdo: Base de dados referenciais e resumos de artigos de periódicos nacionais em educação. Além de artigos de periódicos a base contém Trabalhos de Conclusão de Curso, relatórios, folhetos, textos didáticos, capítulo de livros, trabalhos de Anais de Congresso e Seminários da área da Educação.
Área: Educação; Abrangência: Nacional; Acesso: público e gratuito
 
ERIC
Base de dados com registros bibliográficos da literatura de ensino.
Conteúdo: Literaturas de ensino, referências e resumos de dadosbibliográficos
Área: Educação; Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito
 
FREEMEDICAL JOURNALS
Conteúdo: Textos completos; Área: Educação; Abrangência: Internacional
Acesso: público e gratuito.
 
GeoDados
Permite catalogar as referências bibliográficas e resumos completos (full reference) dos artigos publicados nas revistas acadêmicas, bem como teses, dissertações e congressos científicos e resgatá-los de forma relacional (active search) da base de dados.
Área: Multidisciplinar; Acesso: público e gratuito
 
HISA
Base bibliográfica voltada para coleta e disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados sobre História da Saúde Pública na América Latina e Caribe.
Conteúdos: Além de referências bibliográficas com respectivos resumos, textos analíticos, tabelas e gráficos, referências, contempla os seguintes aspectos: autores, filiação institucional, áreas temáticas, tipo de literatura (artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses).
Área: Saúde Pública; Abrangência: Nacional e Internacional; Acesso: público e gratuito
 
IBICT – Biblioteca Digital Brasileira de Testes, Dissertações 
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT), criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e difusão de inovações capazes de contribuir para o avanço da ciência e competitividade da tecnologia brasileira. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT disponibiliza para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral e referencial.
 
LEYES
É uma base de dados sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe, coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Políticas e Sistemas de Saúde (HSS/HP/OPAS) e pela BIREME.
Conteúdo: Contém referências bibliográficas da legislação em saúde vigente em mais de 30 paises da América Latina e Caribe, podendo também conter texto completo com link para o mesmo e resumos. Área: Legislação em Saúde; Abrangência: Internacional
Acesso: público e gratuito
 
LILACS
É um índice bibliográfico da literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos paises da América Latina e do Caribe, a partir de 1982. É um produto cooperativo da rede BVS. Em 2009, LILACS atinge 500.000 mil registros bibliográficos de artigos publicados em cerca de 1.500 periódicos em ciência da saúde, das quais aproximadamente 800 são atualmente indexados.
Conteúdo: Indexa outros tipos de literatura cientifica e técnica como teses, monografias, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em congressos ou conferências, relatórios, publicações governamentais e de organismos internacionais regionais. Disponibiliza referências, resumos e alguns com textos completos.
Área: Ciências da Saúde em geral Abrangência: Internacional; Acesso: público e gratuito
 
LivRe
Portal que permite o acesso a periódicos eletrônicos de acesso gratuito na Internet.
Conteúdo: Permite acesso a texto completo de mais de 3.450 periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.
Área: Energia Nuclear; Abrangência: Nacional; Acesso: público e gratuito.
 
MEDCARIBE
É uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciência da Saúde gerada principalmente nos paises do Caribe de língua inglesa. Produzido pela rede caribenha e coordenada pelo Centro Coordenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston e Jamaica.
Conteúdo: Indexa documentos tais como: livros, capitulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o séc. 18 até a presente data. Área: Literatura do Caribe em Ciências da Saúde; Abrangência:Internacional. Acesso: público e gratuito
 
MEDLINE
É uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contêm referências bibliográficas e resumos de mais de 5.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 paises.
Conteúdo: Contêm referências de artigos publicados desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomédica, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.
Área: Literatura Internacional em Ciências da Saúde. Disponibiliza referências, resumos e alguns textos completos. Abrangência:Internacional. Acesso: público e gratuito
 
OPEN J-GATE
Banco de dados on-line multidisciplinar que indexa artigos de mais de 3.000 publicações de acesso aberto, com links para textos completos de artigos. Cerca da metade das publicações indexadas são revistas e jornais acadêmicos.
Conteúdo: Periódicos. Abrangência: Multidisciplinar; Acesso: público e gratuito.
 
PORTAL PERIÓDICOS (CAPES) - ACESSO LIVRE
Conteúdo: Portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico são mantidas por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
Acesso: Multidisciplinar; Abrangência: Nacional; Acesso: público e gratuito
 
PORTAL DE EVIDÊNCIAS
É uma iniciativa do Ministério da Saúde e da BIREME/OPAS/OMS com o intuito de reunir, organizar e oferecer acesso integrado a fontes de informações em saúde de melhor nível de evidência de acordo com a metodologia proposta pela Medicina Baseada em Evidências (MEB).Conteúdo: Revisões sistemáticas, ensaios clínicos, informes de evidência, avaliações econômicas em saúde e avaliações de tecnologias em saúde.
Área:
 Acesso a fontes de informação em saúde de acordo com a metodologia proposta pela Medicina Baseada em Evidências. Abrangência:Internacional. Acesso: público e gratuito.
 
PROSSIGA
Informação e Comunicação para Ciência e Tecnologia. Programa de Informação para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Conteúdo:
 Reúne informações referenciais e acesso à bases de dados produzidas no país e utiliza a seguinte classificação: dados científicos, dados estatísticos, eventos, imagem e multimídia, instituições de C&T, legislação, pesquisadores e especialistas, produção científica, catálogos de bibliotecas e arquivos pessoais. Área: Ciência e Tecnologia
Abrangência: Nacional. Acesso: público e gratuito.
 
REDALYC – Revistas Científicas da América Latina y el Caribe
Rede de Revistas Científicas da América Latina y el Caribe.
Conteúdo: Texto completo de artigos de revistas científicas
Área: Multidisciplinar; Abrangência: Internacional. Acesso: público e gratuito
 
REPIDISCA
Conteúdo: É uma base de dados que contém referências bibliográficas e resumos da literatura de engenharia sanitária e ciências do ambiente, coordenada pelo CEPIS – Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. A partir de 1994 incorporou os registros da base de dados ECO, sobre Ecologia e Ciências do Ambiente.
Área: Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Abrangência: Internacional. Acesso: público e gratuito.
 
SCIELO – A Scientific Electronic Library Online.
Abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Apresenta texto completo de artigos de periódicos nas áreas de ciências sociais, psicologia, engenharia, saúde, biologia, botânica, veterinária, etc.
Conteúdo: Contém coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. Área: Multidisciplinar
Abrangência: Internacional. Acesso: público e gratuito.
 
UNIB – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília
Conteúdo: Conta com todos os documentos produzidos pelo programa de pós-graduação da instituição, permitindo a consulta a textos completos em PDF.
Área: Multidisciplinar – Texto completo. Abrangência: Nacional. Acesso: público e gratuito.
 
UNESP – Banco de Teses
Conteúdo: Textos em PDF, que disponibiliza as publicações defendidad nos programas de mestrado e pós-graduação da instituição.
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional

Acesso: público e gratuito.
 
UNIBIBLIWEB – Banco Bibliográfico da USP/ UNICAMP/ UNESP
Banco de dados que reúne o acervo das Universidades Estaduais Paulistas contando com um acervo de mais de 4.470.000 itens.
Conteúdo: Referências e resumos. Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional
Acesso: público e gratuito.
 
UNICAMP
Banco de dados que utiliza o sistema Nou-Rau, implementando um serviço online para armazenamento e obtenção de documentos provendo acesso controlado e mecanismos eficientes para busca.
Conteúdo: Texto completo de congressos e seminários. Trabalhos apresentados em eventos, Dissertações e teses, Produção científica da UNICAMP, Periódicos eletrônicos, Revistas publicadas pela comunidade da Unicamp, Produção técnico-científica digital, Institutos e Faculdades.
Área:
 Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: público e gratuito
 
UFSCAR – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Banco de Dados da Unicamp. Possui teses defendidas nos programas de pós-graduação e mestrado da universidade. O site permite o download de textos completos em PDF, e está dividido por subtemas. Conteúdo: Texto completo.
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: público e gratuito.
 
USP – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Base com textos completos de teses e dissertações apresentadas na Universidade de São Paulo (USP). Conteúdo: Texto Completo. Área:Multidisciplinar. Abrangência: Nacional
Acesso: público e gratuito.
 
CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Accessus / CPDOC - É uma base de dados composto de manuscritos, impressos, fotos, discos, filmes e fitas, na área de história e ciências sociais. O usuário poderá fazer suas buscas pelo tipo dos documentos (textual, audiovisual, livros), por assunto, título, autor e data de produção. A consulta é gratuita bastando, apenas, que o usuário se cadastre.
Conteúdo: Manuscritos, fotos, discos, filmes, fitas, etc
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito, devendo apenas se cadastrar.
 
www.georgetown.edu/pdba
Banco Político das Américas - O banco de dados políticos das Américas é do Centro de Estudos Latino-Americanos da Georgetown University e o principal objetivo é desenvolver uma completa fonte de informações políticas em forma de documentos e estatísticas acessíveis a todo Mundo através da internet.
Conteúdo: Fontes de informações políticas, documentos e dados estatísticos
Área: Ciências política. Abrangência: Internacional. Acesso: público e gratuito
 
www.senac.br/sics/mercurio
Base Mercúrio - Formam um conjunto de bases de dados disponíveis com acessos livres em várias áreas do conhecimento. É atualizada periodicamente e seu universo temático compreende as áreas de comércio, serviços, formação profissional, trabalho, turismo, administração, moda, beleza, hotelaria, saúde, decoração, varejo, design de interiores e fotografia, entre outras.
Conteúdo: Assuntos temáticos nas áreas do comércio, saúde, hotelaria, varejo, etc..
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito.
 
p://www.ipeadata.gov.br/
IPEA - Base de dados macroeconômicos. Facilita o acesso às estatísticas brasileiras e promove a divulgação dos estudos e pesquisas do IPEA. É disponibilizado como uma prestação pública de serviço pelo IPEA e seu conteúdo é considerado informação pública que pode ser livremente distribuída e copiada, resguardando-se a obrigatoriedade de citação da fonte IPEADATA por parte do usuário.
Conteúdo: Dados estatísticos, divulgação dos estudos e pesquisas do IPEA.
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito
 
http://www.eco.unicamp.br// wwwisis/formulario.asp
PERIE - Base de dados de documentos sobre Economia. Apresenta referência bibliográfica de artigos de periódicos nacionais de Economia; Relatórios de Pesquisa; Vídeos; Publicação Seriada; Folhetos de Economia.
Conteúdo: Documentos sobre economia, artigos de periódicos, relatórios de pesquisa.
Área: Ciências Sociais e políticas. Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito.
 
http://prolei.cibec.inep.gov.br/prolei
ProLEI - Programa de Legislação Educacional Integrada. Base de dados sobre legislação federal, na área de políticas educacionais. Apresenta texto completo.
Conteúdo: Legislação federal e Políticas educacionais.
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito
 
www.acaoeducativa.org.br
Ação Educativa -Tem uma larga tradição de trabalho na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuando em várias linhas.
Apresenta referências bibliográficas na área da Educação.
Conteúdo: Elaboração de propostas pedagógicas, materiais didáticos e outros subsídios; formação de educadores e avaliação de programas, pesquisa e monitoramento de políticas públicas, participação em redes e fóruns.
Área: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Abrangência: Nacional. Acesso: gratuito
 
CANAL CIÊNCIA
Esta base apresenta uma galeria de pesquisadores considerados notáveis por sua contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional, originada das bibliotecas virtuais de pesquisadores do Prossiga e do livro “Cientistas do Brasil”. Ao núcleo inicial deste trabalho, gradativamente novos nomes têm sido acrescentados.
Conteúdo: A programação – com atividades que procuraram unir cultura e arte à ciência e tecnologia para inclusão social – obteve resultado surpreendente, ao despertar e estimular o interesse do público pela ciência. Área: C&T na educação. Abrangência: Nacional e Internacional. Acesso: público e gratuito
 
MIT OpenCourseWare
A ideia por trás do MIT OpenCourseWare (OCW) é disponibilizar, via Web, os materiais utilizados em quase todos os cursos de graduação e pós-graduação do MIT para qualquer usuário em qualquer lugar do mundo, sem nenhum encargo/ gratuitamente. Veja também o site doPortal Universia, que em parceria com o MIT, disponibiliza o material traduzido para o português.
Conteúdo: São slides, vídeos e as apostilas usadas em 500 cursos podem ser baixados pela internet.
Área: Multidisciplinar. Abrangência: Nacional e Internacional. Acesso: gratuito.
 
E-BIOGRAFIAS
Confira dados biográficos de personalidades brasileiras e estrangeiras. Aleijadinho, Hitler, Machado de Assis e Cacilda Becker são alguns dos mencionados.
Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem - mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Foi desenvolvido por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, com contribuições de instituições parceiras em muitos países, o apoio das Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e o apoio financeiro de uma série de empresas e fundações privadas.



voltar

Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail