Engenharia Química

O que faz um Engenheiro Químico

O Engenheiro Químico é capaz de desenvolver, projetar, implantar, operar e controlar processos e equipamentos na indústria química e áreas afins, bem como preparar para a pesquisa científica e tecnológica, utilizando conhecimento técnico, e atuando com competência e ética profissional.

Cabe a este profissional, também, desenvolver novos materiais mais eficazes, econômicos, menos poluentes e de preferência recicláveis; propor novas aplicações para os materiais já existentes, dirigir e fiscalizar a qualidade da produção para a fabricação de produtos químicos e pesquisar as transformações físico-químicas das substâncias reduzindo-as a escalas comerciais, sempre visando a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Pode-se definir a Engenharia Química como o campo de atividades que abrange a criação, desenvolvimento, projeto, implantação, operação e controle de processos e equipamentos de transformação de matérias-primas em produtos úteis para a sociedade.



voltar

Duração: 10 semestres

Período: Noturno

Local: SBC

Mensalidade:
1º ano - R$ 939,00 * Valores válidos para o ano de 2018.

Coordenador:
Prof. Ms. Djalma de Mello
Minicurrículo

Possui graduação em bacharelado e Licenciatura em Química pela FASB (1978), mestrado em Engenharia de Materiais área Combustíveis pelo IPEN – USP (2008). Coordenador dos Laboratórios de Engenharia de Materiais da General Motors do Brasil, respondendo pela América do Sul em Combustíveis e Lubrificantes (1994-2015). Possui duas Patentes, sendo a primeira em aditivo para combustível em motor flex, o primeiro desenvolvido no Brasil (2003); e a segunda patente em aditivo para combustível biodiesel, sendo este com a função detergente e bactericida para motor diesel (2015). Ambas patentes desenvolvidas na General Motors do Brasil. Coordenador na Comissão de Combustíveis, Aditivos e Lubrificantes na ANFAVEA (2015). Atualmente é Consultor na área de combustível e Professor Titular de Química Orgânica, Polímeros e Processos Petroquímicos na FASB. Tem experiência em combustíveis com ênfase em especificações junto à ANP, atuando principalmente nos seguintes temas: óleo de motor à gasolina, álcool, diesel e biodiesel; fluido de transmissão automática e manual.

Curso reconhecido pelo MEC pela Portaria SERES nº 10 de 02/03/12
DOU de 06/03/12

Renovação do Reconhecimento: Portaria SERES nº286 de 21/12/12
DOU de 27/12/12


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail