História

O Curso de Estudos Sociais - História, objetivando formar profissionais competentes, cientes de suas responsabilidades como professores e dedicados ao exercício de pesquisas na busca de soluções para os problemas relativos a seu campo de conhecimento, tem promovido Semanas Culturais, dentro de uma visão inter/transdisciplinar com palestras e oficinas. A participação dos alunos tem sido a tônica o que contribui para qualificação dos mesmos para ministrar aulas na educação básica.

Excursões culturais e trabalhos de campo também têm contemplado as atividades pertinentes ao Curso, possibilitando, assim, atender às demandas sociais relativas à produção intelectual do profissional da educação. Como exemplo podemos citar visitas à cidade de Itu, Paranapiacaba, Petrópolis, Campos do Jordão, Tiradentes, São João Del Rei, Pico do Jaraguá (onde os alunos fizeram levantamento topográfico) etc.

Atividades Complementares são organizadas como atividades de cunho científico e cultural cuja participação dos alunos implica não somente possibilidades de produção intelectual na sua formação como professores pesquisadores, mas também na complementação da carga horária dos cursos de História e Geografia como exigência legal.

A Faculdade de São Bernardo do Campo possui recursos audiovisuais suficientes para atender as demandas dos cursos, principalmente o de Estudos Sociais, cujos professores os utilizam como suporte didático para suas aulas. Possui Bibliotecas (FASB I e II) que permitem consultas e empréstimos de livros, filmes, periódicos e outros materiais aos alunos. O acervo, além de atender todos os cursos, indistintamente, é rico e completo em termos de referências bibliográficas e se encontra inteiramente cadastrado no site da FASB (www.fasb.com.br).

Devemos lembrar também o alto índice de aprovação de nossos alunos nos concursos de História promovidos pelo Estado de São Paulo e Prefeituras Municipais da região do ABCD. A presença, em nosso quadro docente, de professores Especialistas, Mestres e Doutores altamente gabaritados e com longa experiência na carreira universitária também é o diferencial da FASB.

 

Do Regime do Curso e Critério de Avaliação:

- O regime do curso é semestral;

- O sistema de aprovação é por disciplina;

- As notas são atribuídas em escala de zero a dez;

- Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que obtém média de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75%, sendo dispensado do exame final;

- O aluno com média de aproveitamento entre 2,0 (dois) e 6,5 (seis e meio) e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, deverá submeter-se a exame final na disciplina, sendo considerado aprovado com média igual ou superior a 5,0 (cinco).



voltar

Duração: 8 semestres

Período: Noturno

Local: SBC

Mensalidade:
1º ano - R$ 409,00 * Valores válidos para o ano de 2018.

Coordenador:
Profª Dra Ivana Lopes Teixeira
Minicurrículo

Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2013), doutorado incompleto em Filosofia pela USP (2006), mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2001), graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela USP (1991). Membro do Laboratório de Estudos do Império Romano e Mediterrâneo Antigo LEIR-MA/USP, membro do Centro de Pesquisas e Estudos Plinianos CPEP/UNESP-Assis. Coordenadora e professora do curso de História/Licenciatura da Faculdade São Bernardo, especialista nas subáreas de História Antiga e Medieval, História da Cultura e Arte, Teoria da História e Historiografia.

http://lattes.cnpq.br/0891988266276466

Curso reconhecido pelo MEC pela Portaria MEC nº 354 de 14/06/88 DOU de 16/06/88


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail