Programa de Iniciação Científica da Faculdade São Bernardo – FASB

O Projeto de Iniciação Científica FASB, que desenvolve suas atividades desde 2008, teve neste período de 2015-2016 um forte crescimento em publicações e participações em eventos e congressos de projeção nacional.

Os participantes deste biênio levaram o nome da FASB à Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (2015 – Águas de Lindóia/SP ;  2016 – Goiânia/GO); ao Congresso Brasileiro de Química / ABQ (2015 – Gioânia/GO ; 2016 – Belém/PA); ao CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica (2015 – Ribeirão Preto/SP ; 2016 – Guarulhos/SP); e ao Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica – USP).

Participaram também de concursos do Conselho Regional de Química (4ª CRQ), apresentando também nossos trabalhos nos Encontros de Profissionais e Alunos (EPA), promovidos pela FASB.

Foi um período de grande produtividade, com mais de 10 trabalhos apresentados, reafirmando, com o apoio da FASB e da Fundação Educacional João Ramalho, que nossos alunos estão capacitados para a realização de atividades de pesquisa, visando alcançar níveis de desenvolvimento acadêmico cada vez mais elevados.

 

 

 

 

CONCEITO

O programa de iniciação científica desenvolvido na Faculdade São Bernardo – FASB visa pesquisar e desenvolver, a partir da literatura especializada, experimentos simples e jogos didáticos para serem empregados no ensino de Química. Além disso, os experimentos são filmados para produção de DVDs e esse material é disponibilizado aos docentes da rede pública e privada (envolvendo colégios técnicos), juntamente comapostila descrevendo os detalhes experimentais. Com isso, propicia-se mais uma ferramenta para auxiliar os professores fortalecendo a prática docente no ensino médio.

Também, são enviados trabalhos para congressos com a finalidade de divulgação da produção intelectual dos participantes do projeto e aprimoramento de docentes e discentes. Além disso, os alunos são treinados para realização do Show de Química que objetiva mostrar os resultados desse trabalho. Também se objetiva transmitir, aos alunos do ensino médio, conceitos de forma interativa, lúdica e interessante. O evento tem duração aproximada de uma hora e os expectadores têm a oportunidade de acompanhar e participar da realização de experimentos interessantes e de forte apelo visual.

O grupo de iniciação científica é coordenado pelos professores: Dr. Lorenzo De Micheli e Ms. Wagner Alves Moreira.

 

HISTÓRICO

O projeto de Iniciação Científica da Engenharia Química na FASB teve início no 1º semestre de 2008. A proposta inicial era oferecer aos alunos do curso de Engenharia Química a possibilidade de desenvolver um trabalho de pesquisa científica, aprimorando os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Mais do que a chance de desenvolver tal trabalho, o que se pretendia era oferecer aos alunos a oportunidade de complementarem sua formação, direcionando-os para estudos posteriores à graduação (pós, mestrado...).

O primeiro grupo de alunos formado, após processo de seleção, era composto por 3 alunos da Engenharia, sendo 2 alunos do 4º ano e 1 do 2º ano, na época. Com coorientação da Profª Drª Silvia Maria Leite Agostinho (IQ-USP), o grupo iniciou seus trabalhos com a caracterização eletroquímica de aços austeníticos em diferentes meios, trabalho que resultou em apresentação de pôster na 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Fortaleza / CE, em junho de 2009. Este trabalho também serviu de base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de dois alunos do grupo, cuja defesa ocorreu em outubro de 2009.

Com a saída de dois dos componentes em julho de 2009, outro grupo foi formado, agora por dois alunos, dando prosseguimento aos trabalhos anteriores sobre aços austeníticos. Uma nova linha de pesquisa foi iniciada, envolvendo o uso de eletrodos indicadores à base destes aços, em substituição aos de platina utilizados comumente, que são muito caros para utilização em análises rotineiras ou com fins didáticos. Tais estudos levaram à apresentação de dois trabalhos na 33ª Reunião Anual da SBQ, realizado em junho de 2010, em Águas de Lindóia / SP.

Em 2010, o projeto foi ampliado para alunos dos cursos de Química e Engenharia Química da FASB. O grupo foi então formado por 5 alunos, no total, com um dos componentes, que está no projeto desde agosto do ano anterior, realizando seus experimentos no IQ-USP ao longo do ano. Os trabalhos realizados em 2010 foram apresentados na 34ª Reunião Anual da SBQ, desta vez em Florianópolis/SC, em maio de 2011.

O ano de 2011 foi marcante para o projeto, agora com 4 novos alunos do curso de Ciências –Química, e um da Engenharia Química, dando continuidade ao desenvolvido em 2010. Estudos realizados sobre os processos de passivação de aços inoxidáveis deram origem a 3 trabalhos apresentados em eventos: o primeiro, no 51º Congresso Brasileiro de Química, em São Luís/MA, defendido por um dos alunos do projeto, em outubro; em novembro, dois trabalhos foram apresentados no 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), em Santos/SP. Mais um trabalho está sendo submetido para avaliação para participação na 35ª Reunião Anual da SBQ, a ser realizado em maio de 2012, em Águas de Lindóia/SP. Além destes trabalhos, o grupo também se destacou no 2º EPA/FASB, apresentando o projeto de Iniciação Científica / FASB para os alunos visitantes e os alunos da instituição, em setembro de 2012.

Com apoio da Fundação João Ramalho e em cooperação com a Profª Drª Silvia Maria Leite Agostinho (IQ-USP), o trabalho desenvolvido até o momento mostra que há grande interesse por parte dos alunos da FASB em aprofundar seus estudos e participar de iniciativas como a Iniciação Científica, pois sabem que, nos dias de hoje, é fundamental se apresentar ao mercado de trabalho com uma sólida formação técnica específica, aliada a uma prática de pesquisa acadêmica. Os caminhos se abrem para aqueles que os buscam incessantemente...

Prof. Dr. Maurício Marques Pinto da Silva

                           Coordenador do Projeto de Iniciação Científica / FASB - Engenharia Química e Química

                      

Profª Drª Silvia M.L.Agostinho (IQ-USP) e Prof. Dr. Mauricio M.P.Silva (FASB), ao lado do pôster apresentado em Fortaleza, na 32ª Reunião da SBQ, em junho de 2009.


Amanda R.Souza e Adriana C. Gonçalves, alunas da Engenharia Química / FASB, participantes do 2º grupo do projeto, em 2009, agora recém-formadas em 2011.


Prof. Dr. Mauricio M.P.Silva (FASB), ao lado do pôster apresentado em Florianópolis/SC, na 34ª Reunião da SBQ, em maio de 2011.                                                   


Alunos da Iniciação Científica em apresentação no 2º EPA/FASB: da esquerda para a direita (Flavio A. Ferreira / EQ ; Diego O. Rogério , Rafaela C. Carvalho , Karinne E. Prado , Waldemir M. Carvalho Jr / CQ)

 

Profs Drs. Marcia Guekezian e Mauricio Marques Pinto da Silva, e os alunos de Ciências-Química Diego O.Rogério, Karinne E. Prado e Waldemir M.Carvalho Jr, no CONIC /2011 , em Santos/SP.



voltar

Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail