Libras

LIBRAS: TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO E ENSINO

Curso lato sensu - Aulas Presenciais

O curso de Especialização em “Libras: Tradução, Interpretação e Ensino" apresenta as teorias e as práticas linguísticas e culturais relacionadas à Língua Brasileira de Sinais, proporcionando a capacitação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho como tradutores, intérpretes em situação profissional escolar e não escolar, bem como docentes para o Ensino Superior, atendendo às exigências de preparação de profissionais para a inclusão no mercado de trabalho.


Público-alvo:
.: Profissionais graduados de todas as áreas que possuam conhecimentos básicos de língua de sinais.


Objetivos:

O curso tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas relativas à tradução e à interpretação de Libras.

Proporciona capacitação de profissionais para atuação na educação básica e superior e em situações profissionais não escolares, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de serviços com alta qualidade, atendendo à crescente demanda do mercado de trabalho pelo profissional intérprete de Libras e Guia Intérprete.

Objetiva proporcionar aperfeiçoamento, atualização e capacitação de professores da Educação Básica e Ensino Superior egressos dos cursos de Licenciatura, além de profissionais das diversas áreas que necessitam de conhecimento de língua de sinais para atuação profissional.


Diferenciais:
.: Currículo contemporâneo, que busca a conexão com as tendências do mercado de trabalho.

.: Corpo Docente composto por profissionais intérpretes e tradutores experientes.

.: Professores mestres e doutores envolvidos com pesquisas científicas na área da surdez e da Libras.

.: Palestras com profissionais renomados na área.

.: Articulação teoria-prática.

.: Formação de Especialistas para atuarem no ensino superior na área de Formação de Professores.

.: Publicação de artigos produzidos pelos alunos em revista acadêmica especializada.

.: Revista eletrônica do curso.



voltar

Duração: 1 ano

Início do Curso: 06/03/2020
(sujeito à formação de turma)

Local: Campus I - Rua Américo Brasiliense, 449 Centro - SBC

Dias e Horários:
Sextas, das 19h às 23h e Sábados, das 8h às 12h

Mensalidade:
12 x R$ 529,00 *Opções de descontos em Bolsas e Convênios

Coordenador:
Profª Dra.Sonia Melchiori Galvão
Minicurrículo

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de intersemiose na Literatura e nas Artes, especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo, especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil, Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco e Modernidade, memória e oralidade, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Novas Tecnologias, Semiótica e Comunicação. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014. É supervisora da área de Língua Portuguesa do Projeto Devolutivas, do INEP. Atua como parerista e avaliadora das obras do PNBE (Plano Nacional da Biblioteca Escolar), junto à UFMG e ao Ministério da Cultura. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, na área de Literatura. Recebeu o Prêmio Paul Zumthor, pela Organização das Universidades Interamericanas (OUI), no Canadá, por sua pesquisa "A voz no Barroco latino-americano" e Prêmio Estímulo à Cultura na categoria ensaio, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

(11) 4123-1469 ou 0800 0193277


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail