Literatura: Teoria e Crítica

Literatura: Teoria e Crítica

Curso lato sensu - Aulas Presenciais

O curso de “Literatura: Teoria e Crítica” atende à proposta de interação entre as áreas de Comunicação, Artes, Ciências Sociais, Psicologia e Filosofia. Traz como perfil as tendências contemporâneas nas grandes linhas significativas da área, proporcionando ao profissional a atualização necessária à sua prática, bem como sua inserção na área de produção cultural.

Além das disciplinas obrigatórias, conta ainda com atividades curriculares, que envolvem seminários de pesquisa, participação em grupos de pesquisa, congressos e outras atividades pertinentes à área.

Voltando-se para o domínio dos mecanismos da linguagem verbal e não verbal, valoriza o texto, suporte da comunicação social, e reconhece a forma literária como expressão criativa da linguagem. Trabalha as relações entre linguagem (considerando-se aqui, também, a literatura), cultura e sociedade, bem como prioriza a base teórica e os procedimentos críticos como um sistema dinâmico, cujo ponto de articulação fundamenta-se nos processos de significação dentro de um contexto estético e intercultural, de caráter integrador.

Tais pressupostos norteiam a matriz curricular, concebida como construção teórica e cultural que propicia a aquisição do saber de forma articulada, constituída por sua natureza teórica, intercultural e crítico-reflexiva.


Público-alvo:
.: Graduados em Letras, Comunicação, Artes, Ciências Sociais e áreas afins.


Objetivos:

O curso tem como objetivo central a formação contínua do graduado em Letras, bem como prepará-lo para a inserção no magistério superior, no campo da Literatura, com postura crítica, responsável, criativa e participativa. As atividades acadêmicas direcionam o pós-graduando, também, para o exercício de atividades de crítica literária e de produção cultural, desenvolvidas em instituições ligadas à cultura e ao jornalismo literário.


Diferenciais:
.: Professores mestres e doutores com reconhecimento nacional e internacional.

.: Formação de especialistas para atuarem como críticos literários e produtores culturais.

.: Palestras e eventos culturais com críticos e escritores renomados.

.: Revista eletrônica do curso.



voltar

Duração: 1 ano

Início do Curso: 10/03/2018
(sujeito à formação de turma)

Local: Campus I - Rua Américo Brasiliense, 449 Centro - SBC

Dias e Horários:
Sextas, das 19h às 23h e Sábados, das 8h às 12h

Mensalidade:
12 x R$ 529,00 *Opções de descontos em Bolsas e Convênios

Coordenador:
Profª Dra.Sonia Melchiori Galvão
Minicurrículo

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de intersemiose na Literatura e nas Artes, especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo, especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil, Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco e Modernidade, memória e oralidade, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Novas Tecnologias, Semiótica e Comunicação. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014. É supervisora da área de Língua Portuguesa do Projeto Devolutivas, do INEP. Atua como parerista e avaliadora das obras do PNBE (Plano Nacional da Biblioteca Escolar), junto à UFMG e ao Ministério da Cultura. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, na área de Literatura. Recebeu o Prêmio Paul Zumthor, pela Organização das Universidades Interamericanas (OUI), no Canadá, por sua pesquisa "A voz no Barroco latino-americano" e Prêmio Estímulo à Cultura na categoria ensaio, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

(11) 4123-1469 ou 0800 0193277


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail