Processo Seletivo 2018
Inscrições Abertas

:: Nas secretarias da FASB: Período de 04/09 à 21/11/2017.
Rua Américo Brasiliense, 449 – Rua João Pessoa, 601

:: De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 21h.
Aos sábados, das 9h às 11h30.

:: Via internet, através do site www.fasb.com.br
Período de 04/09 à 20/11/2017.

As inscrições via internet através do site, só serão confirmadas pela Instituição, após a efetivação do pagamento do boleto bancário.

:: Documentos: 1 cópia R.G.

:: Taxa: R$ 40,00.

:: 23/11/2017, quinta-feira, às 19h30 (no prédio da Unidade II).
Redação (valendo 100 pontos) + 40 questões (testes), valendo 2,5 cada teste. Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia, Química e Matemática.

O candidato poderá optar pela utilização do ENEM 2015/2016/2017 (O candidato que optar pelo ENEM estará isento da taxa de inscrição e da realização do Exame).

:: 25/11/2017, sábado no mural da FASB e no site: www.fasb.com.br

:: Rua João Pessoa, 601

:: Dias 27, 28 e 29/11/2017, para candidatos de 1ª chamada.

:: Dias 30/11 e 01/12/2017, para candidatos de 2ª chamada.

:: De segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 21h.
Aos sábados, das 9h às 11h30.

:: Documentos: 1 foto 3x4 • 1 cópia do RG • 1 cópia do CPF • 1 cópia de comprovante de endereço • 1 cópia autenticada do histórico ou diploma do Ensino Médio • 1 cópia da certidão de nascimento ou casamento.

A Faculdade reserva-se o direito de formar turmas com o mínimo de 40 alunos.

:: ATÉ O 5º COLOCADO DA CLASSIFICAÇÃO GERAL, serão contemplados com uma bolsa de estudos, no valor de 70%, 50% , 40%, 30% e 20% respectivamente, durante o curso.

:: Ao PROUNI - Universidade para Todos.

:: Participação no Projeto do Governo do Estado de São Paulo: Escola da Família.

:: Convênio com a Prefeitura do Município de São Bernardo (estágios remunerados).

:: Alunos com parentesco, Empresas e Sindicatos conveniados e também para ex-alunos (consultar nosso site).

:: O Ingressante no Curso de Graduação da FASB em 2018 deverá, no ato da matrícula, conferir o cronograma das aulas de nivelamento no período de 22/01/2018 à 30/01/2018.

:: 01/02/2018.

Entidade Mantenedora da Faculdade de São Bernardo do Campo – FASB e do Instituto de Educação Superior com sede na Cidade de São Bernardo do Campo, à Rua Dr. Américo Brasiliense, nº 449 e Rua João Pessoa, nº 601, é uma Instituição de Educação Superior, autorizada pelo Decreto Federal nº 68.327 de 09/03/1971 - D.O.U de 10/03/1971, regida pela Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, pelos atos legais conexos, por normas emanadas dos órgãos superiores do MEC, do Conselho Nacional de Educação. São finalidades da FASB: promover a educação superior; formar cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais; participar do desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua; incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao progresso das ciências, da tecnologia, da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e transmitir o saber através do ensino e outras formas de comunicação.

Administração

Duração: 8 Semestres
Noturno - 120 vagas


Formar profissionais capazes de:

:: dominar em profundidade os princípios, conceitos e técnicas fundamentais da administração moderna e ser capaz de aplicá-los no dia a dia das suas empresas;

:: desenvolver um conjunto de conhecimentos sistematizados voltados para o crescimento sustentável das organizações;

:: debater a importância estratégica da internacionalização das operações comerciais, industriais, financeiras das empresas brasileiras frente a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado;

:: desenvolver visão empreendedora e características de liderança;

:: inovar e desenvolver procedimentos que estabeleçam a criação e produção de produtos e serviços que não produzam impactos sobre o meio ambiente e que sejam seguros em sua utilização, que apresentem um rendimento efetivo, tanto em termos de consumo de energia quanto de recursos naturais, podendo ser reciclados, reutilizados e também que a sua disposição final não cause danos para a sociedade;

:: compreender e avaliar as possibilidades de uso das novas tecnologias de informação com o intuito de impulsionar estrategicamente a empresa em seu mercado de atuação;

:: promover a discussão de temas atuais, especialmente àqueles que impactam o ambiente econômico e social, como a tecnologia da informação e a globalização de mercados.

NOTA MEC - 3


Conheça mais sobre o curso...

Engenharia de Produção

Duração: 10 Semestres
Noturno - 120 vagas


O perfil do engenheiro do século XXI exige uma postura profissional, enquanto projetista, consultor ou gestor que inclua uma preocupação com a sustentabilidade ambiental, seja quanto à tomada de decisão para emissão de um parecer técnico ou elaboração e execução de projetos.

O profissional de Engenharia de Produção deve ter a capacidade de resolver problemas concretos da sua área, aplicando os modelos adequados às situações reais e ser capaz de promover abstrações e adequar-se a novas situações deparadas no ambiente do exercício profissional. Deve ser capaz de analisar problemas e integrar conhecimentos diversos para solução de problemas reais.

Os engenheiros de produção da FASB oferecerão ao mercado um conjunto de competências, habilidades e atitudes que permitirão sua atuação em ambientes voltados à pesquisa e desenvolvimento científico, assim como na criação, operacionalização e/ou aperfeiçoamento de atividades produtivas, onde estas se apresentem.

Conheça mais sobre o curso...

Engenharia Química

Duração: 10 Semestres
Noturno - 120 vagas


Objetivos do Curso:
Formar profissionais qualificados capazes de desenvolver, projetar, implantar, operar e controlar processos e equipamentos na indústria química e áreas afins, bem como preparar para a pesquisa científica e tecnológica, utilizando conhecimento técnico e atuando com competência e ética profissional. Cabe ao Engenheiro Químico, também, desenvolver novos materiais mais eficazes, econômicos, menos poluentes e de preferência recicláveis; propor novas aplicações para os materiais já existentes, dirigir e fiscalizar a qualidade da produção para a fabricação de produtos químicos e pesquisar as transformações físico-químicas das substâncias reduzindo-as a escalas comerciais, sempre visando a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

NOTA MEC - 3
Nas avaliações do MEC, o curso de Engenharia Química da FASB está em 4º lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas de São Paulo.


Conheça mais sobre o curso...

História

Duração: 8 Semestres
Noturno - 50 vagas


A Faculdade de São Bernardo do Campo oferece curso de Estudos Sociais com Habilitação em História que qualifica o professor para ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O Curso tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências estão articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais. O aluno graduado em História encontra, também, outro setor a ser explorado que é o de Consultoria para empresas, já que muitas delas estão preocupadas com o registro de sua história em livros, vídeos e CD-ROMs. Portanto, o profissional que se busca formar tem como objetivo principal o conhecimento histórico em sua tríplice dimensão: produção, crítica e transmissão, suprindo assim demandas sociais específicas ao seu campo de conhecimento como magistério, preservação do patrimônio histórico, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.

NOTA MEC - 4


Conheça mais sobre o curso...

Licenciatura Plena
Duração: 6 Semestres
Português-Espanhol • Noturno - 80 vagas
Português-Inglês • Noturno - 150 vagas


O profissional de Letras pode atuar no magistério em escolas de ensino fundamental e médio ou em escolas de idiomas, na consultoria linguística e literária, em clínicas de linguagem, na produção cultural junto a Secretarias de Cultura e SESCs e na produção de jogos e materiais didáticos. Pode atuar ainda como revisor de texto, crítico literário ou como tradutor e intérprete se assim o curso o habilitar.

Na FASB, a formação do aluno de Letras não fica restrita à sala de aula. Com currículo atualizado e dinâmico, o curso proporciona ao aluno diferenciais bastante significativos como: Bolsa-Pesquisa em parceria com o Governo Estadual, participação no Grupo Abaporu de Literatura e Música, Atividades acadêmico-científico-culturais com palestras, viagens de estudo, visitas a museus, participação em congressos, participação em projetos de pesquisa e de extensão à comunidade e inúmeras oportunidades de interação do aluno com a sociedade, a cultura e o mercado de trabalho. Além disso, o aluno do curso conta com uma infra-estrutura privilegiada: laboratório de línguas, sala de prática de ensino, laboratório de informática e biblioteca com acervo amplo e atualizado.

PORTUGUÊS – INGLÊS: NOTA MEC – 4
Nas avaliações do MEC, o curso de Letras Português - Inglês da FASB está em 7º lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas de São Paulo.


PORTUGUÊS – ESPANHOL: NOTA MEC – 4
Nas avaliações do MEC, o curso de Letras Português - Espanhol da FASB está em 3º lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas de São Paulo.


Conheça mais sobre o curso...

Pedagogia

Licenciatura Plena
Duração: 6 Semestres
Matutino - 100 vagas
Noturno - 150 vagas


Nos termos da Resolução nº 1 de 15/05/06 – CNE/ME

O Curso de Pedagogia, oferecido pela FASB, objetiva a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional e Escolar, com enfoque nos Espaços Educativos.

Pretende-se formar um profissional dinâmico, adaptável às demandas do mundo atual, preparado para enfrentar as mudanças que estão ocorrendo com as novas tecnologias, que se apresentam de forma cada vez mais acelerada, bem como os desafios de um Ensino de qualidade apropriado para o século XXI.

A organização curricular contempla uma sólida formação profissional, explorando as várias praticas e metodologias que abrangem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 9 anos, os processos de Gestão Educacional e Escolar. No contexto geral o processo de ensino e aprendizagem é enriquecido por meio de leituras atualizadas, pesquisas, projetos pedagógicos, eventos culturais, visitas técnicas, além da elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) que sintetiza o conhecimento construído ao longo da trajetória de sua formação inicial e de suas próprias experiências.

NOTA MEC - 3


Conheça mais sobre o curso...

Química

Bacharelado com Atribuições Tecnológicas e Química Licenciatura
Duração: 8 Semestres
Noturno - 200 vagas


O Curso de Química bacharelado com Atribuições Tecnológicas, bem avaliado pelo MEC, tem como principal objetivo formar profissionais que possam atuar nos ramos da Indústria e, para tanto, o curso apresenta um Corpo Docente que atua tanto na área da educação como na área técnica.

Nosso aluno tem oportunidade de realizar estágio a partir do primeiro ano do curso, visto que várias indústrias procuram a FASB oferecendo vagas para os alunos em função do conceito do curso, principalmente os grandes pólos industriais como petroquímicos, autopeças, automobilística, cosméticos.

Em relação ao meio ambiente, o Químico tem também papel importantíssimo nas Áreas de Saneamento Ambiental, Tratamento de Efluentes Industriais e, ainda, Impactos Ambientais.

BACHARELADO NOTA MEC – 3
Nas avaliações do MEC, o curso de Química - Bacharelado da FASB está em 6º lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas de São Paulo.


LICENCIATURA NOTA MEC – 3
Nas avaliações do MEC, o curso de Química - Licenciatura da FASB está em 9º lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas de São Paulo.


Conheça mais sobre o curso...